Os selantes são uma forma segura e indolor de proteger os dentes de lesões de cárie dentária. Estes não são mais que uma espécie de “verniz” aplicado na superfície dos dentes, que forma um escudo rígido e que evita que os alimentos e bactérias entrem nos pequenos espaços e fissuras dos dentes sãos e causem deterioração.
Constitui um recurso eficaz em termos preventivos no entanto não dispensa os bons hábitos de higiene oral dentária e a visita regular (6 em 6 meses) ao médico dentista.
Está indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo o período erupção varia entre os 5-8 anos e os de 10-14 anos, respetivamente. A reaplicação está indicada caso se verifique perda parcial ou total do selante, maximizando assim a sua eficácia. Os selantes podem sofrer desgastes ao longo do tempo o que pode levar à necessidade de substituição e por isso serão sempre necessárias as consultas de revisão e manutenção para assegurar a integridade dos mesmos.
Dra. Marta Gomes